1° Capítulo ( O tesouro e a megera ) - Apresenta-se os personagens (Batista Milona-era muito rico e pai de Catarina-a filha mais velha, que tinha gênio insuportável e Bianca- a filha mais nova, era linda, extrovertida e extremamente educada.) Foram a praça e encontraram lá Grêmio e Hortênsio, como os dois eram interessados em Bianca, como ordem de Batista, esta só iria casar-se, se Catarina estiver casada. Então os dois pretendentes decidiram arranjar um pretendente para Catarina, então Bianca ficaria livre.
2° Capitulo (Amor a primeira vista ) -Enquanto todos estavam na praça, dois homens observavam os 5 do quarto. Os 2 se chamavam Lucênio, que era um estudante de Pádua, seu pai era um rico mercador de Pisa e quem estava bancando a viagem de Trânio, criado de Lucênio. Lucênio se paixona por Bianca, só em vê-la e decide fazer um plano para se aproximar dela ( trocar de lugar com Trânio ).
3° Capitulo (O poder do dinheiro) - Hortênsio recebeu a visita se Petruquio e Hortênsio falam sobre o plano de casar Catarina e Petruquio decide aceitar a proposta se ganhasse um bom dote. Hortênsio conta a novidade ao Grêmio e os dois ficam satisfeitos. Nesse momento aparece TrÂnio, vestido de lorde, ao lado de Bindello e Trânio, pergunta onde ficava a casa do Sr. Batista. Grêmio, Hortênsio Trânio tem uma pequena discussão, mas depois de tudo se acalmam e todos se reúnem para beber.
4° Capitulo (Dotes e presentes) - Catarina discute com e Bianca acaba dando um tapa em seu rosto. Batista as separa e manda Catarina ir para o quarto, enquanto ele consola Bianca. Enquanto isso chegam Grêmio, Hortênsio e Petrúquio e Trânio a casa de Batista. Trânio estava disfarçado de prof. de Literatura e Hortênsio de professor de Musica. Petrúquio logo joga suas cartas, perguntando por Catarina, Sr. Batista contrata os serviços dos professores para suas filhas e Petrúquio fica pra conversa com Catarina.
5° Capitulo (A vespa e o abutre) - Catarina cumprimenta o pretendente com um olhar desconfiado. Os dois tem uma conversa cheia de agressões verbais e Catarina não gosta de Petrúquio.
6° Capitulo (Um negócio arriscado) - Depois de uma conversa entre o Sr. Batista, Catarina e Petrúquio, o casamento é marcado para outro domingo, mesmo contra a vontade de Catarina, Petrúquio, vaia Veneza para comprar algumas coisas para o casamento. Logo depois Grêmio e Trânio começam a discutir.
7° Capitulo (Uma lição para três vozes) - Lucênio e Hortênsio, professores particulares de Bianca, discutiram quem ia dar aula primeiro a ela, a jovem escolhe. Lucênio ''abre o jogo'' com a moça em outra língua. Hortênsio dá a sua aula, mas é interrompido pela criada que chama Bianca para fazer os preparativos para o casamento da irmã.
8° Capitulo (Um casamento absurdo) -Petrúquio chega ao casamento atrasado e fantasiado espalhafatosamente. No momento do casório, o noivo comporta-se de maneira absurda, aos berros, xingando e agredindo o padre verbalmente e fisicamente. Todos os presentes ficam com vergonha e saem da Igreja.
9° Capitulo (Provando do próprio veneno) - Petrúquio estava tratando todos os criados com uma euforia e arrogância maior do que Catarina acostumava ter. Acabaram não comendo nem dormindo, tudo fazia parte do plano de Petrúquio para amansar a esposa.
10° Capitulo (Pacto de desistência) - Trânio desfaçado de Lucênio influência Hortênsio a fazerem um Pacto de desistência, alegando que Bianca já estava apaixonada por outro homem, Hortênsio diz que vai se casar com uma viúva rica. Trânio engana o velho e consegue fazer com que ele se passe por Vicente, pai de Lucênio.
11° Capitulo (Um pesadelo sem fim) - Petrúquio continua dando uma lição em Catarina, faz com que ela passe o dia todo sem comer e tinha encomendado vestimentas para ela, mas tudo não passa de um plano. Hortênsio estava na casa de Petrúquio, eles pretendiam ir a casa de Batista.
12° Capítulo ( Um casamento falso) -Trânio estava cumprindo a sua parte do plano que era levar o falso Vicente e o Batista para acertarem o dote enquanto isso Lucênio estava pensando que Bianca que iria se casar com ele.
13° Capitulo (A luz do Sol, ou da Lua...) - Petrúquio e Catarina estavam na entrada com Hortênsio para a casa de Batista e o casal começou a discutir mas Hortênsio aconselhou Catarina a acabar o que Petrúquio fazia então eles pararam de discutir. No caminho encontraram Vicente ( o pai verdadeiro de Lucênio) e Petrúquio comentou que Lucênio iria se casar.
14° Capitulo (Prendem esse farsante!) - A comitiva chega a casa de Lucênio, onde acabou uma discussão para saber quem é quem, então Lucênio chega com Bianca e eles explicam tudo. Petrúquio e Catarina se beijam na frente de todos após a discussão.
15° Capitulo ( A megera domada) - Um grande jantar aconteceu onde os homens fizeram uma aposta de quem tinha a mulher mais obediente. Todos se divertiram e Catarina deu uma lição de moral em todas as outras mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário