terça-feira, 8 de novembro de 2011

Características dos Personagens

Catarina - Filha mais velha, bruta, brigona, insolente, uma verdadeira megera.
Bianca - Filha mais nova, linda, inteligente e extremamente educada.
Batista Minola - Cavalheiro respeitável, pai de Catarina e Bianca . 
Petrúquio - Velho amigo de Hortênsio, de Verona, pretendente de Catarina 
Lucênio - Filho de um rico mercador de Pisa, pretendente de Bianca . 
Grêmio - Pretendente de Bianca .
Grúmio - Criado de Petrúquio . 
Trânio - Criado de Lucêncio . 
Hortênsio - Pretendente de Bianca . 
Biondello - Criado de Lucêncio . 

Enrredo

1° Capítulo  ( O tesouro e a megera ) - Apresenta-se os personagens (Batista Milona-era muito rico e pai de Catarina-a filha mais velha, que tinha gênio insuportável e Bianca- a filha mais nova, era linda, extrovertida e extremamente educada.) Foram  a praça e encontraram lá Grêmio e Hortênsio, como os dois eram interessados em Bianca, como ordem de Batista, esta só iria casar-se, se Catarina estiver casada. Então os dois pretendentes decidiram arranjar um pretendente para Catarina, então Bianca ficaria livre.

2° Capitulo (Amor a primeira vista ) -Enquanto todos estavam na praça, dois homens observavam os 5 do quarto. Os 2 se chamavam Lucênio, que era um estudante de Pádua, seu pai era um rico mercador de Pisa e quem estava bancando a viagem de Trânio, criado de Lucênio. Lucênio se paixona por Bianca, só em vê-la e decide fazer um plano para se aproximar dela ( trocar de lugar com Trânio ).

3° Capitulo (O poder do dinheiro) - Hortênsio recebeu a visita se Petruquio e Hortênsio falam sobre o plano de casar Catarina e Petruquio decide aceitar a proposta se ganhasse um bom dote. Hortênsio conta a novidade ao Grêmio e os dois ficam satisfeitos. Nesse momento aparece TrÂnio, vestido de lorde, ao lado de Bindello e Trânio, pergunta onde ficava a casa do Sr. Batista. Grêmio, Hortênsio  Trânio tem uma pequena discussão, mas depois de tudo se acalmam e todos se reúnem para beber.

4° Capitulo (Dotes e presentes) - Catarina discute com e Bianca acaba dando um tapa em seu rosto. Batista as separa e manda Catarina ir para o quarto, enquanto ele consola Bianca. Enquanto isso chegam Grêmio, Hortênsio e Petrúquio e Trânio a casa de Batista. Trânio estava disfarçado de prof. de Literatura e Hortênsio de professor de Musica. Petrúquio logo joga suas cartas, perguntando por Catarina, Sr. Batista contrata os serviços dos professores para suas filhas e Petrúquio fica pra conversa com Catarina.

5° Capitulo (A vespa e o abutre) - Catarina cumprimenta o pretendente com um olhar desconfiado. Os dois tem uma conversa cheia de agressões verbais e Catarina não gosta de Petrúquio.

6° Capitulo (Um negócio arriscado) -  Depois de uma conversa entre o Sr. Batista, Catarina e Petrúquio, o casamento é marcado para outro domingo, mesmo contra a vontade de Catarina, Petrúquio, vaia Veneza para comprar algumas coisas para o casamento. Logo depois Grêmio e Trânio começam a discutir.

7° Capitulo (Uma lição para três vozes) - Lucênio e Hortênsio, professores particulares de Bianca, discutiram quem ia dar aula primeiro a ela, a jovem escolhe. Lucênio ''abre o jogo'' com a moça em outra língua. Hortênsio dá a sua aula, mas é interrompido pela criada que chama Bianca para fazer os preparativos para o casamento da irmã.

8° Capitulo (Um casamento absurdo) -Petrúquio chega ao casamento atrasado e fantasiado espalhafatosamente. No momento do casório, o noivo comporta-se de maneira absurda, aos berros, xingando e agredindo o padre verbalmente e fisicamente. Todos os presentes ficam com vergonha e saem da Igreja.

9° Capitulo (Provando do próprio veneno)Petrúquio estava tratando todos os criados com uma euforia e arrogância  maior do que Catarina acostumava ter. Acabaram não comendo nem dormindo, tudo fazia parte do plano de Petrúquio para amansar a esposa.

10° Capitulo (Pacto de desistência) - Trânio desfaçado de Lucênio influência Hortênsio a fazerem um Pacto de desistência, alegando que Bianca já estava apaixonada por outro homem, Hortênsio diz que vai se casar com uma viúva rica. Trânio engana o velho e consegue fazer com que ele se passe por Vicente, pai de Lucênio.

11° Capitulo (Um pesadelo sem fim) - Petrúquio continua dando uma lição em Catarina, faz com que ela passe o dia todo sem comer e tinha encomendado vestimentas para ela, mas tudo não passa de um plano. Hortênsio estava na casa de Petrúquio, eles pretendiam ir a casa de Batista.

12° Capítulo ( Um casamento falso) -Trânio estava cumprindo a sua parte do plano que era levar o falso Vicente e o Batista para acertarem o dote enquanto isso Lucênio estava pensando que Bianca que iria se casar com ele.


13° Capitulo (A luz do Sol, ou da Lua...) - Petrúquio e Catarina estavam na entrada com Hortênsio para a casa de Batista e o casal começou a discutir mas Hortênsio aconselhou Catarina a acabar o que Petrúquio fazia então eles pararam de discutir. No caminho encontraram Vicente ( o pai verdadeiro de Lucênio) e Petrúquio comentou que Lucênio iria se casar.


14° Capitulo (Prendem esse farsante!) - A comitiva chega a casa de Lucênio, onde acabou uma discussão para saber quem é quem, então Lucênio chega com Bianca e eles explicam tudo. Petrúquio e Catarina se beijam na frente de todos após a discussão.


15° Capitulo ( A megera domada) - Um grande jantar aconteceu onde os homens fizeram uma aposta de quem tinha a mulher mais obediente. Todos se divertiram e Catarina deu uma lição de moral em todas as outras mulheres.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Comentários

Vida e Obra de William Shakespeare.

Vida:

Shakespeare é considerado o mais importantes dramaturgo e escritor de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, onde são retratadas freqüentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura.

Nasceu em 23 de abril de 1554, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Nesta região começa seus estudos e já demonstra grande interesse pela literatura e pela escrita. Com 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos. No ano de 1591 foi morar na cidade de Londres, em busca de oportunidades na área cultural. Começa escrever sua primeira peça, Comédia dos Erros, no ano de 1590 e termina quatro anos depois. Nesta época escreveu aproximadamente 150 sonetos.

Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi na dramaturgia que ganhou destaque. No ano de 1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância. Escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que marcam até os dias de hoje o cenário teatral.

Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.

Em 1610 retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. Em 23 de abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos.


 Principais obras :

- Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.

- Tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.

- Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.